Antropologia

 

Antropologia – A Doutrina sobre o Homem

Dr. Diego Diniz

Aqui neste ponto gostaria de abordar algumas interpretações existentes sobre este tema que tenta traçar a origem do homem.

Temos algumas visões como as de Lamarck, Charles Darwin, Oparin, Fixismo e Panspermia.

Lamack acreditava na Lei do Uso e Desuso, Lei da Herança dos caracteres Adquiridos.

Já Darwin acreditava na Seleção Natural e Ancestral em Comum. Diz-se que muitos organismos tem características em comum. Alguns acreditam que Darwin nunca tenha dito que o homem veio do macaco, mas que na verdade temos um ancestral em comum.

A Seleção Natural de Darwin: o meio seleciona o mais apto, não é a lei do mais forte, tem que se avaliar a situação, menos ou mais melanina é um exemplo, um animal que pode se camuflar é outro exemplo.

Temos também a Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo: vários contribuintes pegavam os dois pontos de Darwin e juntavam a genética criando essas “novas idéias”. Mutação, Recombinação Genética, Deriva Genética e Seleção Natural são alguns exemplos.

Fixismo: Cristãos Gn 1.1. literal, não mudam.

Geração Espontânea ou Abiogênese: já na Grécia antiga, Aristóteles acreditava que a vida poderia surgir de matéria inanimada e de forma espontânea. Segundo essa tese certos seres vivos já teriam uma força neles que os fariam “evoluir”. Jan Baptista Van Helmont, um médico dizia que, se colocar uma camisa suada com grãos de farinha, com 21 dias teriam ratos, dando o sentido de que se transformariam em ratos. Outro renomado cientista que defende a Abiogênese era John Needah. Somente nos meados do século XIX, um cientista francês Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese.

Panspermia: a hipótese extraterrestre. Um físico e químico sueco por nome Arrhenius foi o primeiro a dizer que a evolução no planeta terra veio de extraterrestres. Isso é devido aos microorganismos que caíram na terra com meteoritos e poeiras cósmicas, e com o passar do tempo se adaptaram e evoluíram.

A Hipótese de Oparin ou Heterotrófica: tanto Oparin como Sidney W. Fox e Stanley Miller, acreditavam que o primeiro ser vivo do planeta terra surgiu de matéria inorgânica para orgânica, de forma a irem evoluindo. Aqui acredita-se que este ser vivo era unicelular.

Uma visão geral: Babilônicos, Egípcios e Gregos, antes de Darwin já tinham uma idéia evolucionista. Empédocles 400 anos a.C já dizia que o mundo está em constante transformação afetando tanto o mundo quanto os animais e homens. Mundo aqui neste caso seria tanto a matéria inanimada quanto animada. Empédocles foi o filosofo a lançar os primeiros fundamentos do evolucionismo dizendo que: “sobrevivente é aquele que está mais capacitado”. Isso foi dito por Empédocles mais ou menos 2.640 anos antes de Darwin. Essa tese só ganhou força e atenção no século XVIII.

 

 

Comentários

  1. Prefiro crer na palavra de Deus onde diz que Deus criou o homem com barro e soprou o fôlego de vida nas suas narinas,afinal temos o DNA de Deus,o resto é só especulação, o homem esta sempre achando que e muito sábio,porém para Deus a sabedoria do homem e como trapo de imundície,

    ResponderExcluir
  2. Ambas as historias são bem interessantes a criação do homem por parte de Deus quanto a parte da evolução das especies

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um espírito maligno da parte de Deus atormentava Saul?

Batismo(s)

Ministério de Dança?