Querubins do Templo - Angelologia
Complementação da Angelologia
Dr. Diego Do Nascimento Diniz
Texto Áureo: Ezequiel
1:1-15
E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do
mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os
céus, e eu tive visões de Deus.
No quinto dia do mês, no quinto ano do cativeiro
do rei Jeoiaquim,
Veio expressamente a palavra do Senhor a
Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio
Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do
norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao
redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio
do fogo.
E do meio dela saía a semelhança de quatro seres
viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada
um deles quatro asas.
E os seus pés eram pés direitos; e as plantas
dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre
polido.
E tinham mãos de homem debaixo das suas asas,
aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
Uniam-se as suas asas uma à outra; não se
viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente.
E a semelhança dos seus rostos era como o rosto
de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado
esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia
todos os quatro.
Assim eram os seus rostos. As suas asas estavam
estendidas por cima; cada qual tinha duas asas juntas uma a outra, e duas
cobriam os corpos deles.
E cada qual andava para adiante de si; para onde
o espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam.
E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu
aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo
subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo
saíam relâmpagos;
E os seres viventes corriam, e voltavam, à
semelhança de um clarão de relâmpago.
E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda
sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos.
Introdução:
O livro de Ezequiel leva o seu próprio nome, por mais
relevante que este livro seja, muitos críticos não questionaram o valor contido
no significado de Ezequiel ser o autor, mas no que se refere a sua escrita, foi
muito atacado e questionado por críticos. O nome Ezequiel pode ter três formas
de ser interpretado de acordo com as referências em que seu nome aparece.
Também podemos entender que o significado de seu nome tem
muita haver ao que ele passaria. “El é forte 3.14”, “El fortalece 34.16 e
30.25” ou “que El fortaleça”.
Este profeta é um dos nomeados 4 profetas maiores. Ele foi
levado 10 anos antes da destruição de Jerusalém como escravo pelas mãos de
Nabucodonosor Rei da Babilônia. Ezequiel e Daniel que foram os profetas
exílicos, eram quase da mesma idade. O ministério do profeta Ezequiel durou
aproximadamente 22 anos, tendo se por base a sua última referência profética
dando o cálculo de 22 anos desde o início de seu chamado.
Mas Ezequiel não era o único servo de Deus que tinha um
chamado para ser Sacerdote por linhagem sanguínea e que foi separado para ser
profeta, junto a ele podemos incluir Jeremias, Zacarias e Samuel. No início de
seu livro vemos que o escritor usa a numeração 30 para indicar a sua idade e
que os seus leitores entendessem que ele já era adulto, e que poderia iniciar o
seu ministério como Sacerdote, mas que no entanto, como cativo em terra
estranha, não poderia exercer o que ele se prontificou toda a vida para fazer,
que seria servir a Deus e a seu povo no Templo.
Geralmente o início do serviço sacerdotal dava-se aos 30 anos
(apesar de Moisés ter deixado escrito que se iniciaria aos 25 anos, mas não vamos
adentrar neste mérito no momento), quem lesse seus escritos entenderia o tempo
da idade do escritor, que já era maduro para o trabalho sacerdotal e que era
esse tempo aproximado que se iniciava o sacerdócio.
O título “filho do homem” traz a referência de
características do pai, assim como o pai de Ezequiel era sacerdote, este também
veria a ser um. Esse título aparece cerca de 45 vezes em seu livro (seria essa
uma frustração interna do profeta por não ser como o seu pai? Fica-nos uma “dúvida”
para pensarmos).
Além de ter essa “confusão” interna, esse servo do Senhor
também teve que enfrentar a dura realidade de que viveu em um dos piores momentos
da história de Israel, “o exílio babilônico”, foi uma das obscuridades deste
povo desde o seu início por Abrão.
Ezequiel foi um dos 10.000 (dez mil) levados como escravos,
espólio de guerra por Nabucodonosor. Como já mencionado acima, este homem era
da tribo de Levi, portanto um aspirante ao trabalho sacerdotal, o qual foi
interrompido devido ao seu cativeiro, mas que dentro do exílio foi separado
para ser porta voz dos céus. A princípio suas mensagens não foram aceitas, mas
com o passar do tempo o povo recebeu as suas profecias. Nessa época o seu povo
estava pagando por três pecados principais: não guardar o sábado (20.12 e 24),
adorar nos lugares altos (6.13 e 20.28) e profanar o santuário (23.37).
Nesse tempo a maioria dos povos acreditava que a partir do
momento em que exércitos entrassem em guerra e que um perdesse, era
interpretado que o povo que perdeu o seu deus era um ser fraco inferior aos
seus ganhadores.
Uma visão simples sobre os Anjos
ANGELUS – em latim derivado do grego arcaico ANGELOS.
AGGELOS – que vem do grego.
MAL’ACH – que vem do hebraico hebraico.
ANGEO – galego português medieval, língua falada no período medieval, o galego
era da Galiza na atual Espanha. (língua arcaica, antiga).
Qualquer uma das quatro (4) palavras significam: anjo, mensageiro ou
embaixador. Esses seres são mencionados pelo menos 108 vezes no Antigo
Testamento e 165 vezes no Novo Testamento. Por mais que os anjos sejam maiores
e superiores a nós, eles nos servem. A palavra ANJO se aplica há: sacerdotes,
profetas, juízes, reis, pastores e ministros de uma forma geral no novo
testamento.
Um pouco
sobre as classes dos Anjos
Querubins do hebraico KERUVIM, plural de KERUV que significa:
“o anjo que cobre”. Querubins são seres celestiais representados por figuras de
OURO esculpidas sobre a Arca do Testemunho. Os querubins são mencionados cerca
de 90 vezes no Antigo Testamento, só em Ezequiel aparece mais de 30 vezes.
ANGELUS do latim, derivado do grego arcaico (antigo) ANGELOS que significa
“enviar uma mensagem” portanto um mensageiro, estes são seres celestiais
invisíveis presentes nos cultos dos crentes em Deus.
ANJO do hebraico MAL’ACH que significa um mensageiro, embaixador, aparece mais
de 200 vezes, às vezes se referindo a um mensageiro humano.
AGGELOS – grego (seres espirituais ou humanos).
ANGEO – galego português medieval (seres espirituais ou humanos).
SERAFINS vem de uma palavra primitiva SARAPH que significa ‘estar em fogo’, um
verbo significando queimar. Na maioria das vezes esse verbo significa ‘queimar
intencionalmente’.
SATAN significa adversário, oponente, inimigo. Satan em hebraico aparece 27
vezes no antigo testamento e 36 vezes no novo testamento. O termo grego DIABO
que veio do grego DIABLOS ele aparece 38 vezes no novo testamento de forma
geral direta ou indiretamente, por exemplo: diabo, maligno, serpente, satan,
pai da mentira, enganador, destruidor, caluniador, Abadom, Apoliom, Belzebu,
Belial, adversário, entre outros. Referências gerais ao diabo aparecem cerca de
511 vezes só no novo testamento, assim crêem grande parte dos eruditos e estudiosos,
e a bíblia descreve várias vezes a existência de Satanás.
Entendendo
a Visão do Profeta Ezequiel
Os querubins vistos pelo profeta Ezequiel tinham quatro
rostos, um era de homem, outro de leão, um de boi e por último um de águia.
O que é interessante aqui nessa passagem do primeiro capítulo
é que na visão do profeta ele tem uma limitação para interpretar corretamente
todo o ocorrido.
Quando Ezequiel tem essa visão, ele vê quatro (4) seres e
cada um deles tinha quatro (4) rostos. Mas no capítulo um (1) ele descreve
rostos de: homem, leão, boi e águia. Mas junto a essa visão, também vem um
grande clarão de luz, que ofusca a visão do servo de Deus, a qual fica um pouco
limitado para entender a aparência deles corretamente.
Sabemos que pela língua portuguesa para se fazer uma
Descrição, é necessário ter: percepção, análise e conclusão ou classificação
(esses dois últimos no caso não há diferença, a ordem dos fatores não altera o
produto, classificação ou conclusão levara ao mesmo resultado esperado por essa
linha de raciocínio).
Para se fazer uma boa Descrição, primeiramente é necessário
ter uma excelente percepção daquilo que se esta observando, tendo muito cuidado
e uma visão geral sobre o mesmo.
Logo após ter-se uma análise cuidadosa do que se observa,
passamos para o passo da análise, esse ponto trata do passo de avaliar um pouco
mais o anterior para que se evite erros grotescos e questionáveis.
Logo passamos para a conclusão, nesse ponto uma vez mais será
analisado os dois anteriores para que a Descrição seja feita perfeitamente e
sem falhas em nenhum ponto. Sendo a conclusão feita, terá se o cuidado de não
ter acrescentado e nem diminuído nada no que se estava observando
anteriormente.
Vemos aqui que fazer uma Descrição não é nada fácil, existem
pontos a serem avaliados com muito cuidado e uma visão bem profunda para se ter
um fim conclusivo sólido e bem explicado, mas o profeta não teve como ter essa
análise mais minuciosa pois sua visão estava ofuscada o impossibilitando de ver
claramente todo o quadro da experiência a qual estava tendo da parte de Deus
sobre a sua vida para que este entendesse o chamado e ministério a qual o Senhor
iria realizar em seu ser. Toda essa explicação supramencionada vamos entender o
por que, pois quando lemos o capítulo de número dez (10) o profeta vem entender
mais a fundo a visão do capítulo um (1) conseguindo assim entender definitivamente
as visões.
E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto
de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de
leão, e do quarto, rosto de águia.
E os querubins se elevaram ao alto; estes são os
mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar. (explicação: foi justamente
na segunda experiência que o profeta Ezequiel teve na visão foi que ele teve a
capacidade de interpretar corretamente que os seres que ele havia visto algum
tempo atrás (capítulo 1) eram os mesmos que ele estava vendo ali, mas desta vez
com mais clareza.
Por isso no início do capítulo ele já vem os nomeando como
Querubins, pois como um servo de Deus que pertencia ao Sacerdócio ele tinha
contado constantes de desenhos desses seres angelicais, mesmo porque dentro do
Templo que foi construído por Salomão tinham muitas imagens destes anjos,
estavam sobre o Propiciatório da Arca da Aliança, nas cortinas, além de ter
lido e ouvido muito sobre os mesmos.
Vemos isso com mais clareza quando lemos os dois capítulos do
livro do profeta Ezequiel. No capítulo um (1) ele fala: rostos de homem, leão,
boi e águia, mas no capítulo dez (10) ele fala: rostos de: Quebubim, homem,
leão e águia, o profeta aqui troca o rosto de boi pelo rosto de Querubim,
justamente para explicar que estes que ele esta vendo na segunda visão, são os
mesmos que lhe apareceram na primeira. Nisso aqui vemos que a sua visão não
estava 100% clara para se fazer uma Descrição válida no seu total potencial, ou
seja, ele não poderia descrever aquilo que não via claramente.
Também é interessante falar que no capítulo 41.18 e 19, o
profeta vê querubins com dois rostos, já na Arca da Aliança vemos querubins com
um (1) rosto, então vemos esses anjos com um rosto, dois (2) rostos e com
quatro (4) rostos.
Ezequiel 41.18 e 19
E foi feito com querubins e palmeiras, de maneira que cada
palmeira estava entre querubim e querubim, e cada querubim tinha dois rostos,
A saber: um rosto de homem olhava para a
palmeira de um lado, e um rosto de leãozinho para a palmeira do outro lado;
assim foi feito por toda a casa em redor.
Os relatos do profeta vai nos dizer que a Glória do Senhor
estava sobre os Querubins, a palavra Glória em Hebraico é CHABOD, essa palavra
tem oito (8) significados: esplendor, poder, excelência, fama, honra,
majestade, presença e peso. (só uma “curiosidade”: foi o PESO da PRESENÇA de
Deus que fez o profeta Ezequiel cair no capítulo primeiro, por isso Deus vem
falando no capítulo dois para ele se colocar de pé para que ele ouvisse o que o
Senhor Deus iria falar, mas foi a CHABOD, a Glória, o Peso da Presença de Deus
que o fez cair, pois a limitação humana diante de Deus se torna menos do que
nada).
O que é interessante em meio a isso tudo é que em algumas
igrejas encontramos a juventude com esse nome “QUERUBINS DO TEMPLO”. E a Glória
do Senhor Resplandece sobre os Querubins (jovens), e quando estes Louvam a Deus
o Esplendor de Deus, o Poder de Deus, a Excelência de Deus, a Fama de Deus, a
Honra de Deus, a Majestade de Deus e a Presença de Deus, desce sobre o ambiente
aonde seu nome esta sendo Glorificado, e algo extraordinário acontece, pessoas
são curadas, muitos se convertem, o arrependimento brota e floresce dentro dos
corações quebrantados que ali estão presentes, acontecimentos inacreditáveis ocorrem
em meio ao povo que esta na torre de vigia e na brecha do muro para adorar e
fazer o que Deus quer que seja feito.
Os quatro (4) rostos dos seres angelicais que são
cognominados “Querubins” também tem significados sobre aqueles que o recebem. O
rosto do homem fala de sua “INTELIGÊNCIA”, sabemos que (“a saturação da:
modificabilidade cognitiva estrutural (essas três palavras significam que todos
os seres humanos são inteligentes) esta sobre todos os homens, ao não ser, em
casos a parte, de nascimentos de bebes especiais”. Nesses casos são as mudanças
na quantidade de Cromossomos que todo ser humano deve ter, sendo ao todo 46,
pois 23 se herdam do pai e 23 da mãe. Se um ser humano em seu desenvolvimento
ultra uterino tem um a mais ou um a menos, pode modificar o desenvolvimento do
embrião, feto ou bebe (dependendo do nome a qual alguns preferem dar ou falar)
sendo 45 ou 47 pode nascer especial).
O rosto de Leão nos fala de Força, quando o profeta descreve
dessa forma o ser angelical ele esta falando que através daquilo que ele
contemplava, poderia dizer que aquele ser era saturado de muita força.
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu
vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já
vencestes o maligno.
É interessante que quando o apóstolo João, também conhecido
como o discípulo do amor escreve essa carta ele fala que os jovens são fortes e
que eles já venceram o maligno, a sedução do mundo é algo que encanta, engana e
derruba a muitos, mas o apóstolo aqui esta relatando categoricamente,
inquestionavelmente, irrefutavelmente e sem sombra de dúvida alguma que os
jovens a qual lerem seus escritos estarão certos de que eles são muito fortes e
que eles tem maturidade o suficiente para não serem enganados por qualquer
coisa.
Os jovens tem uma força interior desconhecida por muitos, e
que elas se manifestam de acordo com o ocorrido, a disposição da juventude é
algo monstruoso e grandioso, que até eles mesmos desconhecem até que a
oportunidade no decorrer da vida os desperta para algo intrínseco anteriormente
desconhecido por eles, mas o apóstolo esta escrevendo justamente isso, que os
jovens são seres frágeis portadores de uma força destrutiva.
Os jovens sendo bem instruídos serão capazes de fazer a obra
de Deus de uma forma maravilhosa e perfeccionista . Temos exemplos de vários
jovens que foram chamados por Deus bem cedo, um bom e excelente exemplo disso é
o próprio Samuel, que sendo aluno do Sumo Sacerdote Eli, foi ensinado tão bem
que conseguiu desenvolver três ministérios diante de Deus e de seu povo, este
foi Profeta, Sacerdote e Juiz. Sendo Samuel a transição de último juiz de
Israel e o que foi responsável a dar a entrada do primeiro Rei, ou seja, o fim
do ministério oficial de juízes para o ministério oficial de Reis. Davi foi
chamado bem cedo, Daniel e Ezequiel, Jeremias que chegou a falar que não
passava de uma criança, entre outros.
O rosto de boi nos fala de trabalho e esforço. Sabemos que a
palavra ministério significa trabalho, então todos os que tem um ministério
diante de Deus na verdade tem um serviço a ser feito, ter ministério é ter um
trabalho, e o patrão é Deus. O rosto de boi é usado pelo profeta para
demonstrar o incansável serviço feito pelos anjos que ele contemplava. No mesmo
simbolismo, levando para a interpretação literal vemos que os bois fazem um
trabalho de grande esforço continuamente, e o fazem bem feito.
Também temos aqui na descrição do servo de Deus um rosto a
qual ele cognomina de Águia. Sabemos hoje que existem mais de 10.000 (dez mil)
tipos de espécies no mundo, sendo que entre elas temos 8 tipos de águias, a
águia que o profeta menciona aqui é a mesma que o profeta Isaías mencionou no
capítulo 40.31, essa é a águia Imperial, com grande agilidade e a maioral das
águias.Essa ave tem cerca de três metros de águia estando as suas assas abertas
de uma ponta a outra ponta, 90 centímetros de águia da ponta do bico até a
ponta da cauda, essa águia tem uma hipersensibilidade em suas penas e suas
assas a qual ela consegue pressentir quando se aproxima uma grande tempestade
ou chuva forte, ela se põe em vôo e se coloca acima das nuvens, enquanto a
chuva esta embaixo, ela (águia) esta por cima, assim somos nos como filhos de
Deus, ele como um Pai muito zeloso e cuidadoso ele nos orienta antes que certos
acontecimentos vem ocorrer, por isso a tempestade não nos pega, não nos toca, não nos traz frustrações, porque
Deus nos avisa antes que esses acontecimentos vem a tona.
Assim como a águia imperial, Deus nos guarda e protege nos
colocando acima dos problemas e infortúnios da vida. Essa águia tem a
capacidade de ver a 2 quilômetros de distância, Deus nos coloca acima dos
nossos problemas e ainda nos da a visão do que esta por vir em nossas vidas,
ele passa conosco nas dificuldades existenciais, nos guarda e mostra as vitórias
que estão por vir após a turbulência da escola da vida, são fatos que ocorrem
para nos ensinar os cuidados de Deus e sobre a sua própria Onipotência.
Os Querubins estavam dentro do Templo em uma das visões do
profeta, homem de Deus e escolhido por este para um grande serviço. O Templo
também é chamado de Casa de Deus. A palavra CASA em hebraico é BAYIT, tendo por
significado: templo, família e igreja. Essa palavra aparece cerca de 2.000
(duas mil) vezes no antigo testamento.
Na aplicação aos jovens podemos dizer que: como servos de
Deus tendo uma grande inteligência, força, trabalho e agilidade (4 aplicações
dos rostos dos querubins sobre os jovens e a igreja local).
Na casa deles, em meio a família eles são as colunas
levantadas e sustentadas por Deus em meio aos seus familiares, pois eles também
são importantes para Deus e este os ama de igual forma e modo, assim como toda
a humanidade independente de que o sirva ou não, para tudo e todos há um tempo
determinado por Deus.
No Templo, nesse caso mais especificamente nosso corpo como habitação do Espírito
Santo, devemos fazer aquilo que é certo e correto diante de Deus, dando sempre
um bom testemunho e sendo exemplo, um espelho para aqueles que estão ao nosso
redor.
Já dentro da igreja, devemos ter comunhão com o próximo (visitantes também) e
com os nossos irmãos. Estar sempre a postos para servir aos membros da igreja,
ser educado e estar sempre na disposição para o que for preciso.
Jovens de grande valor sendo um exemplo a ser seguido por aqueles que o vêem em
suas casas, templo (corpo) e igreja.
Os Querubins estavam sobre um Propiciatório, estavam ali
cobrindo o propiciatório e em seguencia toda a arca da aliança, representando
os que eram os guardiões do trono do Senhor e estavam com as suas assas
abertas, significando que o povo de Deus é escolhido e nomeado para voar alto
sem limitações.
Esta parte da Arca da Aliança fazia referência ao Trono de
Deus. Os Querubins tinham como responsabilidade proteger o Trono de Deus, eram
anjos guerreiros, esse é um dos motivos para eles estarem em cima do
propiciatório.
As suas assas estendidas demonstravam proteção, que estavam
guardando a arca de Deus. (APLICANDO: esses dois anjos que tinham só um rosto,
digo de passagem, estavam olhando um para o outro, aqui nos traz um
entendimento de comunhão e amizade para com o outro, sabemos que podemos amar a
Deus na pessoa de nosso próximo, o olhar constante de ambos de um para com o
outro nos diz de uma amizade contínua, assim devem ser os jovens em nossos
dias, não deixar coisas banais, triviais, efêmeras e passageiras destruírem uma
boa amizade. Aqui nessa representação dos dois anjos nos mostra como é possível
dois darem as mãos e fazerem a obra de Deus. As suas assas estavam estendidas
sobre a arca, e encostavam uma na outra.)
Dentro dessa arca estavam três preciosos objetos que
significava muito para a nação de Israel as quais eram: um pote guardando o maná,
o cajado de Arão e a tábua com os dez mandamentos. Aqui entendemos algumas
coisas, por exemplo: existem três cajados descritos na bíblia sagrada, sendo
que nenhum deles serve para bater em ovelhas. Existia o cajado mais grosso, que
servia de auxílio para viagens longas, então servia como um tipo de apoio e
descanso. Outro cajado mais fino que trazia uma insígnia do dono e outro que em
uma das suas pontas tinha uma curva, esse era usado por pastores para puxar a
ovelha quando ela estava se afastando demais do rebanho, era uma extensão do
braço do pastor.
Mas o cajado a luz da bíblia sagrada, também faz referência a
autoridade, então os jovens além de serem escolhidos por Deus para um grande
ministério, também recebem muita autoridade para exercer o mesmo.
Dentro da Arca tinha o maná que Deus fez descer do céu para
alimentar o seu povo durante a peregrinação no deserto durante 40 anos. Podemos
entender que esse maná dentro da arca para os nossos dias, seria a provisão do
Senhor nosso Deus sobre as nossas vidas, seria uma demonstração do cuidado dele
constante e ininterrupto aos seus servos. Assim como ele fez a provisão na vida
de Abraão e Isaque, também fez ao seu povo escolhido e nos mostra que faz a nós
em nossos dias, sejam eles difíceis ou não Deus nos da a garantia que ele
sustenta os seus. Já nos dez mandamentos, o decálogo do Senhor, ali vemos as
ordenanças de Deus, seus ensinamentos e a palavra (representação total) que
devemos pregar. Jovens foram presenteados com muita autoridade, com a provisão
de Deus e com a responsabilidade de pregarem a palavra de Deus.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de
sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito
de conhecimento e de temor do Senhor.
Podemos observar que essa promessa específica que esta sobre Jesus, se estende
a nós também. Semelhantemente o que esta no supramencionado pelo profeta Isaías
são os Dons do Espírito Santo de Deus. A própria referência de Espírito Santo de
Deus já nos mostra que o Espírito é de Deus e traz inseparavelmente a qualidade
da Santificação.
Em
segundo, na colocação acima temos o espírito de sabedoria, um dos dons que é
dado aos servos de Deus conforme seja a vontade do Espírito Santo para que
estes tenham sabedoria para lidar na obra e ser sábio em sua conduta.
Entendimento,
as heresias foi um dos grandes problemas enfrentados pelos chamados por Deus,
pois sempre tinha um que queria ensinar errado e levar muitos com ele nesse
erro. Sabemos que o Espírito Santo é o
nosso Conselheiro em todo o tempo. E ele nos capacita para sermos de outros
também. O Espírito de Deus nos fortalece pois quando estamos tristes e cabes
baixo, ele nos anima. Ele também é o nosso professor, nos ensina como eternos
aprendizes na escola da vida e nesse caminho contínuo a qual sempre teremos uma
sede infinita querendo sempre aprender mais de Deus. E em meio a isso tudo, não
podemos nos esquecer que o temor que temos muito das vezes não é um temor
comum, mas sim um dado por Deus para nos entendermos todos os seus desígnios.
Bibliografias:
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Quem é quem na bíblia sagrada – Paul Gardner
Bíblia de Estudos Palavras Chave – Grego e Hebraico
Bíblia de Estudos Plenitude
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