Teofania 2
Anjos e Demônios sexta parte
Manifestações
Teofanicas, Cristofanicas ou Angelofanicas 2º parte
Dr. Diego Do Nascimento Diniz
A primeira informação que devemos ter em mente
é que as palavras Teofania, Cristofania ou Angelofania não se encontram na
bíblia sagrada, essas são usadas apenas como termos de uma nomenclatura para este
assunto em particular.
A palavra
Teofania vem da junção de duas palavras gregas que ao serem juntas deu a
significação para “aparição de Deus”. Essa teofania é algo formal, pessoal e
geograficamente localizada.
Um ponto que
podemos deixar aqui em evidência, é que Deus não está limitado as nossas leis
da física, portanto pode aparecer quando quer, onde quer e da forma que deseja
se revelar. Aqui vale ressaltar a onipotência e onipresença de Deus.
Deus usa das
teofanias para se revelar um pouco mais aos seres humanos.
Sabemos que
Deus se revela por meio das sagradas escrituras e por seus nomes, vejamos
alguns:
Os
nomes de Deus - Uma das formas que Deus se revela a humanidade
Jeová Rafa = O Senhor que Cura
Jeová Nissi = O Senhor é a nossa bandeira
Jeová Jireh = O Senhor Prove
Jeová Shamah = O Senhor esta aqui
Jeová Elyon = Senhor Altíssimo
Jeová Tsidekenu = O Senhor é a nossa justiça
Jeová Sabaoth = O Senhor dos Exércitos
Jeová Shalom = O Senhor é a nossa Paz
Jeová Ra-ah = O Senhor é o nosso Pastor
Jeová El-Shaday = Senhor e Deus Poderoso
Jeová El-Olam = O Senhor é o Eterno Deus
Jeová Elohim = O Senhor é o Criador
Jeová = Senhor de Aliança
Jeová Eloah = Senhor Deus Poderoso, Forte, Proeminente
Jeová Adon = Senhor do Universo
Jeová Jah = Senhor e Deus
Jeová Kadosh = Senhor Santo
Jeová Palet = Senhor Libertador
Jeová El-Raí = Deus que tudo Vê
Jeová El-Caná = Senhor e Deus Zeloso
Jeová Shaphatar = Senhor Juiz
Jeová Rohi = O Senhor nosso Pastor
Jeová El-Gibor = Senhor Deus Poderoso
Jeová Makadeshi = O Senhor que Santifica, torna santo
Jeová Echad = O Senhor é Único
Jeová Melek = O Senhor é Rei
Jeová Tsebayoth = O Senhor das Legiões ou Senhor dos Exércitos
Jeová AinSoph = Senhor o Ilimitado
Jeová AmmiShaddai = O povo do Senhor Todo Poderoso
Jeová AmudHá-Esh = Senhor Pilar de Fogo
Jeová ArikAnpin = O Senhor da Grande Face
Jeová AvinuMalkeinu = louvor pessoal expresso como “Ó Pai, Nosso Rei”
Jeová Chokmah = Senhor da Sabedoria
Jeová El-Brit = Senhor Deus de Aliança
Jeová El-Chai = Senhor Deus Vivo
Jeová El-Sali = Deus Minha Rocha
Jeová ElohaShammaym = O Deus dos Céus
Jeová Esh-Olam = Senhor a Chama Eterna
Jeová Gedulah = Senhor Grandioso ou Senhor da Magnitude
Jeová Há-El Há Gadel = Senhor o Grande Deus
Jeová Há Emet = Senhor é a Verdade
Jeová Há-El Há’kadosh = Senhor o Santo Deus
Jeová Há Go’el = Senhor o Redentor
Jeová Há Shem = Senhor o Grande Nome
Jeová Há Tikva = Senhor é a Esperança
Jeová Jeshurum = Senhor o Íntegro
Jeová KetherJadmon = Senhor a Coroa Primordial.
A nuvem de glória
Nem sempre vamos ter “ANJO DO
SENHOR” com essa escrita em todas as vezes que Deus se revela a alguém ou de
alguma forma como veremos adiante.
Deus ao se aproximar de alguns
personagens como o exemplo de Adão e Eva após a queda Gn 3, não temos escrito
“ANJO DO SENHOR” para nos indicar uma manifestação teofanica, mas ainda sim entendemos
que se trata de Deus.
Essas manifestações por várias
vezes são antecedidas por raios, trovões, tempestades, ventos, fogo, etc - Êx
19.16.
Deus em sua soberania as vezes
simplesmente resolve aparecer como nos casos de Gn 12.1, 17.1, 35.9, 1Sm 3.21,
1Rs 9.2, 2Cr 7.12.
A nuvem de glória e o Anjo Do
Senhor são as formas mais comuns da revelação de Deus em teofania, Deus é
atemporal e soberano, isso para “falar” pouco, pois ele pode se revelar na hora
e forma que bem entende.
A nuvem de glória esta relatada
em Êx 19.16, como exemplo para o nosso artigo. Após essa primeira aparição a
nuvem vai ser vívida (presente) durante a peregrinação no deserto.
Toda a nação de Israel pôde
contemplar a presença de Deus por meio dos sinais que se viam por meio de
tremores, trovões e um abrasador temor (respeito).
Anjo do Senhor
Mesmo que em algumas vezes não
temos essa definição como identificação da manifestação teofanica, o contexto
vai nos dizer que se trata de Deus como esta nítido em Êx 3.15, já nessas duas
passagens aparece a descrição de Anjo do Senhor 2Sm 24.16, Gn 16.10, nessa
referência por exemplo vemos que se trata de atributos divinos, já em Js 5.14
vemos que há uma adoração feira por Josué e uma aceitação por parte do anjo, e
sabemos que anjos não recebem adoração, somente Deus deve ser adorado, portanto
também se trata de uma teofania.
Uma das principais objetividades
de Deus ao se revelar de forma temporária como uma teofania era mostrar a
Israel após sair do cativeiro que ele era o seu real protetor.
O que podemos discernir
(entender) nessas aparições é que se tratava de uma pré-encarnação de Jesus,
isto é, antes de o verbo vir em carne como o Emanuel.
Vejamos algumas semelhanças entre
Jesus e o Anjo do Senhor:
Jesus e o Anjo do Senhor são
chamados de Senhor em Gn 16.7, Jo 8.58;
De Deus Gn 48.15,16 e Hb 1.8;
Ambos afirmam ser o “Eu Sou” Êx 3.2 ao 14, Jo 8.58;
Comandantes do exército de Deus Js 5.13-15, Ap 19.11-14.
Essas referências acima é o
suficiente para entendermos que se trata de manifestações Cristofanicas.
Ambos afirmam ser o “Eu Sou” Êx
3.2 ao 14, Jo 8.58... apenas uma abrangência:
Os Eu Sou da bíblia:
Êx 3.14 Deus o Eu Sou
Jesus o Eu Sou no N.T
O Messias Jo 4.25,26
O pão da vida Jo 6.35,41,48,51
A luz do mundo Jo 8.12, 9.5
A porta Jo 10.7,9
O bom pastor Jo 10.11,14,15
A ressurreição e a vida Jo 11.25
O caminho, a verdade e a vida Jo 14.6
A videira verdadeira Jo 15.1,5
Eu Sou Jesus At 9.5
Alfa e Ômega Ap 1.8, 22.13
A raiz e a geração de Davi Ap 22.16
A brilhante estrela da manhã Ap 22.16
Bibliografias:
Pequena enciclopédia bíblia – Orlando
Boyer
Quem é quem na bíblia sagrada – editado por Paul Gardner
Bíblia
de estudos Almeida – Revista e Atualizada
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