Demonologia 1

 

Anjos e Demônios Primeira parte

Demonologia ou Satanologia a Doutrina sobre os Demônios

Dr. Diego Do Nascimento Diniz


SATAN significa adversário, oponente, inimigo. Satan em hebraico aparece 27 vezes no antigo testamento e 36 vezes no novo testamento. O termo grego DIABO que veio do grego DIABLOS ele aparece 38 vezes no novo testamento de forma geral direta ou indiretamente, exemplos: Lúcifer, diabo, dragão, tentador, príncipe deste mundo, príncipe da potestade do ar, maligno, serpente, satan, pai da mentira, enganador, destruidor, caluniador, Abadom, Apoliom, Belzebu, Belial, adversário, acusador, anjo de luz, homicida, pai da mentira, leão que ruge, entre outros (Ap 9.11, 12.10, 2Co 11.13 ao 15, Jo 8.44, 1Pe 5.8).

Olhem só o cuidado que devemos ter: Síndrome de Apocalipse 8 “aparência de cordeiro, voz de dragão”. Em outras palavras, “o diabo vem com sapatinho de algodão”.

Referências gerais ao diabo aparecem cerca de 511 vezes, assim crêem grande parte dos eruditos e estudiosos, e a bíblia descreve várias vezes a existência de Satanás, nisso vemos a importância deste estudo.

John Schwarz em seu livro Manual da Fé Cristã de 1999 disse que em sua época as pessoas não estavam tão crentes sobre a existência de anjos, demônios ou Satanás.

C. S. Lewis disse que algumas pessoas se preocupam demais com Satanás enquanto que outras não lhe dão devida atenção.

Morris Cerullo diz em seu livro Um espírito Demoníaco 1985 que a cada 10 pessoas pelo menos 8 estão possuídas por demônios ou recebendo muitas influências destes, sendo contabilizado cristãos.

Os Espíritas dizem que satanás (anjo do mal) é uma personificação do mal. Acreditam que há espíritos de linha branca que seriam os do bem, e que existem espíritos atrasados.

Os Mormóns acreditam que após a morte as almas evoluem e se tornam anjos. Lúcifer (satanás) para os mórmons é um ser superior a todos os outros em nível de evolução.

Para a Igreja Luciferiana Jesus e satanás são os mesmos.

É evidenciado na bíblia sagrada uma hierarquia satânica para cumprir objetivos maléficos. Vemos duas classes de anjos, uma são os obedientes, e a outra dos desobedientes.

Uma parte dos anjos desobedientes estão presos, alguns acreditam que eles jamais poderão sair de lá e que já foram condenados definitivamente em prisões, os demais demônios também já foram condenados definitivamente, mas ainda estão soltos. Alguns acreditam que isso aconteceu porque estes demônios que estão presos definitivamente foram os que tiveram relações sexuais com mulheres (temos outro artigo só sobre este tema) e nisso passou a existir gigantes conhecidos como Nefilins. Em Judas 1.6 nos fala que estes seres deixaram o seu principado, isso pode significar que não permaneceram fiéis no cumprimento de seus deveres, nisso tentaram ter um principado mais cobiçado. O texto diz que as algemas usadas são eternas do grego AIDIOIS, no sentido de que nunca se desgastam.

Os Demônios que estão soltos

Satanás esta solto, ele é o chefe supremo sobre os demais demônios. Vemos satanás na tentação de Jesus em Mt 4. Satanás é descrito como o deus deste mundo, o amor ao mundo é alienação ao diabo, portanto inimigo de Deus 1Jo 2.15,16.Toda a ação demoníaca não é da vontade de Deus, mas é de sua permissão.

A hierarquia destes demônios é descrita em Ef 6.10 ao 13, Dn 10.9 ao 13.

Para melhor entender este ponto devemos fazer a separação entre batalhas espirituais, pessoais e dificuldades sociais, nisso vamos entender melhor o que Paulo diz: “a luta não é contra a carne e nem sangue” (grifo meu).

Na passagem de Ef 6.10 ao 13 se trata de batalha espiritual com armas espirituais e em especial a oração como uma dessas armas. (Temos um artigo falando sobre as Armas da Igreja na Batalha Espiritual).

*PRINCIPADOS: do grego ARCHE – governantes, magistrados, príncipes, pessoas de influencia, autoridade, referindo-se aos principados ou entidades dentre os anjos Ef 1.21, 3.10, Cl 2.10.

*POTESTADES: em grego EKSOUSIA - privilégio, força, capacidade, competência, domínio, posição de controle, autoridade, jurisdição, etc. Poder sobre pessoas ou coisas, governo Cl 1.16, 2.10, 1Pe 3.22.

*Príncipes das trevas: em grego KOSMOKRATOR – um governante no mundo, um epíteto de satanás, governante. Palavra aplicada no novo testamento no sentido de príncipe deste mundo em Ef 6.12, usada no plural para satanás e seus anjos.

*HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE: em grego PNEUMATIKOS – diabolicamente um espírito. Adjetivo de PNEUMA , espírito, espiritual. A respeito de forças sobrenaturais da iniqüidade Ef 6.12.

______________________________________________________________
*Bíblia de estudos Palavras Chave: Principados (746), Potestades (1849),   Príncipes das trevas (2888), Hostes espirituais da maldade (4152).

Deixe seu nome e comentário como participação.

Bibliografias:


Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Bíblia de Estudos Palavras Chave – Grego e Hebraico
Bíblia de Estudos Plenitude
Enciclopédia estudos de teologia – editora semeie
Norman Geisler, Thomas Howe – Manual de dificuldades bíblicas
Bíblia de estudos Dake
Bíblia de estudo Palavras Chave
Bíblia King James Revisada e Atualizada

 

Comentários

  1. Muito bem explicado...nos aguça a procurar entender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Andressa Érica
    Gostei bastante porém tenho muita dúvida em relação aos "nefilins, esses anos que estao presos por exemplo. DEUS abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um espírito maligno da parte de Deus atormentava Saul?

Batismo(s)

Ministério de Dança?