Homilética

 

 Homilética


A Arte de se falar em público com um tom familiar

Dr. Diego Do Nascimento Diniz



A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com os gregos com o nome de retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como forma de pregar, que no século 17 passou a ser chamada de homilética.

A palavra pregar vem do grego "KERYX" com o significado de "ARAUTO". A palavra KERIGMA trás um sentido de proclamação da mensagem do Reino de Deus, a pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. O pregador é um ARAUTO, um mensageiro de Deus para os homens.

A palavra Homilética deriva de uma palavra grega HOMILETIKE esta palavra vai significar: ensino em tom familiar. O termo HOLIMILIA vem do grego e significa: conversar, um discurso com a finalidade de convencer e agradar. Homilética portanto é: a arte de pregar, derivada de HOMILOS que significa: multidão, assembléia ou reunião.

Essa arte portanto é para se falar em público, especialmente do púlpito, essa é uma teoria da eloquência, eloquência por sua vez é: falar de forma elegante e atraente.

Importante:

Todas as informações que temos e obtemos pelos estudos e pesquisas são boas, mas mediante a isso também é muito importante cada pregador consagrar-se a Deus, estudar bem a mensagem, tudo isso junto nós dará maiores condições de realizar um ministério de pregação com maior eficiência.

Por que preparar Sermões 

Sermão quem dá é Deus.


Se preparar para um sermão é bom para não passarmos vergonha,
executar bem a tarefa e responsabilidade a que nós foi dada e confiada.


Conseguir transmitir tudo o que Deus colocou em nossos corações e transmitir claramente a pregação.

Tipos de Sermão 

evangelístico, doutrinário, devocional, consagração, ética, e sermão de nível mais pastoral. Estes tipos de pregações são destinados a crentes e não crentes.

O evangelístico é um tipo de pregação que chama ao arrependimento;

O doutrinário é nível de ensinamento mais profundo;

O devocional é aquele que instrui a pessoa a ter uma vida de tempo determinado para orar, jejuar e ler a bíblia;

O sermão de consagração é aquele que estimula os irmãos a se dedicarem mais a obra de Deus com seus bens, com seu devocional, seus dons e talentos, etc;

Sermão ético ou moral é aquele que trata do matrimônio, relações sociais, adultério, divórcio, justiça social, racismo, etc;

Sermão pastoral é um tipo de orientação, direção, decisão, cuidado, fortalecimento, etc.

Vocabulário

Vocabulário: é muito importante se ter um bom vocabulário, falar bem e corretamente, ter palavras do conhecimento de todos.

Quando vamos pregar fora, é bom sabermos sobre a igreja, como é o funcionamento da liturgia do culto, horário, endereço, etc, todas essas informações são essenciais ao nosso conhecimento.

Ter um bom vocabulário para se ter mais condições de se pregar a vários públicos diferentes, em igrejas diferentes, etc.

Somos pregadores e fazemos a obra de Deus seriamente, não somos animadores de público, não somos palhaços pra ficar fazendo piadas, temos que tomar cuidado para não sermos cansativos a igreja, não ficar dando rodeios, não estender demais a pregação ou ensinamento. Utilizar uma linguagem Bíblica. Evitar o pronome Eu, e usar mais nós. Todas essas informações vão somar muito no ministério de quem estuda essa matéria.

Comportamentos

Saber se comportar no altar, ter ética e educação

Quando pregar olhar para os seus ouvintes, não ficar olhando pro chão, pro teto, para os lados, olhar para a igreja de forma geral, não ficar olhando demais pra mesma pessoa, isso pode constranger ela.

Não demonstrar nervosismo;

Cansaço;

Evitar leituras prolongadas;

Estar bem aparentado;

Cabelos bem cuidados e penteados, a aparência manda muito;

Tomar cuidado ao se sentar principalmente irmãs.

Educação

Educação: saber se comportar ao se pronunciar do púlpito da igreja, tomar cuidado com a forma de se sentar principalmente as mulheres, respeitar o horário e oportunidade dada, se é pra louvar, louve, se é pra ler um versículo da bíblia, leia, se é pra orar, ore, se é pra encerrar o culto, encerre.

Uma boa liturgia de culto ensina os obreiros a ter educação. Não é bom que a oportunidade passe de 7 minutos cada, isso levando a oportunidade em comparação de um louvor de mais tempo, tipo uns 5 minutos. Cada uma deve ter de 3 a 7 minutos no máximo.

Andar bem arrumado;

Pentear os cabelos;

Escovar os dentes;

Estar bem alinhado;

A bainha da calça feita;

Estar bem aparentado;

Usar desodorante;

Um perfume é bom também;

Quando pregar não demonstrar que está cansado;

Não cansar a igreja;

Respeitar o horário pois ele abre e fecha portas;

Ter uma boa leitura;

Respeitar a pontuação do texto;

Respeitar o tema da campanha se for o caso;

Quem dá a mensagem é Deus, mas evitar ficar doutrinando igrejas dos outros é bom também;

Não confundir usos e costumes com doutrinas bíblicas.

Objetivo da pregação

Toda pregação tem começo, meio e fim, devemos saber aonde queremos chegar com a mensagem, não ficar fazendo salada de frutas com a pregação, é melhor se preparar em casa, lá é o lugar de ler e estudar antes de pregar ou ensinar.

Um sermão bem pregado tem uma boa leitura, pontuação, respeitando o texto, tem unção e direção do Espírito Santo. Devemos sempre ao término da pregação ou ensinamento orar com a igreja e pela igreja, não orar com a igreja após a pregação é falta de ética.

Toda pregação deve ter uma leitura, uma explicação e uma aplicação, caso falte estes pontos na pregação, não deve ser considerada uma pregação. Portanto, uma pregação é: ler o texto (bíblico), explicar o texto e aplicar esse texto, o que ele significa para nós hoje, trazendo o entendimento e ensinamento do mesmo.

Regra de três

Usar a regra de três demonstra que temos preparo para a obra de Deus, nós transmitimos confiança e segurança pra igreja.

A regra de três que geralmente se usa é:

1º agradecer a Deus pela oportunidade que ele concedeu de você ter a responsabilidade de pregar a mensagem da noite;

2º cumprimentar a pessoa que te chamou a agradecendo pelo convite, caso seja alguém da mesma igreja em que congrega, a agradeça de igual modo, cumprimente o altar e os demais obreiros da igreja, no caso os obreiros que estão no local (igreja);

3º se ter alguém com você o acompanhando, o apresente a igreja, seja amigo ou família.

Recolhendo material para preparar sermões

Bíblias de estudos, dicionário bíblico, comentário bíblico, concordância são alguns exemplos de materiais de auxílio para se preparar melhor antes de pregar a palavra de Deus.

A nossa principal fonte de pesquisa e preparo é a bíblia sagrada, mas, informações extras nos ajuda a ter uma condição de abrir mais leques explicativos.

Revistas, jornais, livros religiosos, etc, mas tudo isso tem que ser na direção do Espírito Santo.

Primeiro impacto com a igreja

Os cinco (5) primeiros minutos com o público é muito importante.


Ter um tema de pregação que chame a atenção, pode ser uma pergunta, uma ordem, etc.


Começar o sermão com uma pergunta chama a atenção do público e cativa eles desde o início, a escolha do texto pode intrigar o povo.

Nunca dizer que não estava preparado para trazer aquela mensagem, evitar textos polêmicos, longos, difíceis de entender ou duvidosos (exemplo: Jo 9.31 - Deus não ouve pecadores)

Algumas dicas para pregar

Respirar forte e relaxar, orar e crer no Senhor e estudar bem a mensagem.

Procurar focar nos ouvintes, não ficar olhando para os tetos, os lados ou chão.

Não olhar somente para uma pessoa, isso pode a constranger.

Preparando o sermão

Escrever e ler o sermão traz habilidade de escrita, de encaixes perfeitos nas frases, uma preparação maior e melhor para pregar.

Decorar o sermão vai te dar condições de ganhar tempo, memorizar versículos trás mais amplitude ao sermão, mais segurança ao que prega e ao que escuta. Memorizar as informações do esboço ajuda a ganhar tempo na pregação e deixa o pregador mais livre pra gesticular, andar se expressar, ser usado por Deus, etc.

Estudo bíblico

A escolha de uma passagem da bíblia sagrada e outras referências com o mesmo tema para abranger mais o tema. Ex: batismo ou fé. Para se ganhar tempo na pregação, se for necessário copie os textos bíblicos no sermão.

Por exemplo: temos alguns tipos de fé descritas na bíblia sagrada como:

1º fé morta
2º fé como um dom
3º fé fingida
4º fé natural
5º fé sobrenatural

Alguns tipos de batismos descritos na bíblia sagrada:

Não estão em Ordem Cronológica:

1º Batismo de João Batista
2º Batismo de Jesus Cristo
3º Batismo no Espírito Santo
4º Batismo com o Espírito Santo
5º Batismo unicista
6º Batismo trinitarianista
7º Batismo pelos mortos
8º Batismo de crianças (Pedobatismo)
9º Batismo no fogo
10º Batismo do sofrimento
11º Batismo dos fariseus

Auxiliar informativo

Há três formas de se interpretar a bíblia sagrada:

1º de forma literal;
2º alegórica e
3º simbólica.

Lembre-se que a bíblia interpreta a bíblia;
a bíblia sagrada não está escrita em ordem cronológica, embora existam bíblias de estudos com essa finalidade.

Há três tipos de pregações

Temática: este tipo de mensagem é voltado para o Tema, exemplo: FÉ, existe uma fé, no entanto ela pode se manifestar de várias formas como: Fé natural (todos nascem com ela), Fé sobrenatural (que acredita no impossível), Fé como um dom (este tipo de fé é o Espírito Santo quem dá) Fé morta (está é a que o irmão Tiago fala conosco) e a fé fingida que Paulo nos ensina a não ter.

Textual: este tipo de pregação se volta totalmente para o texto. Quando fazemos algumas perguntas do tipo: quem escreveu este texto? Pra quem escreveu? Quando escreveu? Por que escreveu? Aonde ele estava quando escreveu? Essas perguntas nos ajudam a tirar informações do próprio texto. Essa classificação de pregação se volta totalmente para o texto em questão, daí a mensagem é transmitida com o que o contexto contém.

Expositiva: este é o tipo de mensagem mais difícil que temos das três pois ela exige muito de quem a vai pregar, um conhecimento histórico, exegético, geográfico, uma teologia mais sistemática, um plano de fundo da época etc.

Perguntas auxiliares para ajudar na construção de sua mensagem

Onde? Quando? Por quê? Pra quê? Com quem?

O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Por que aconteceu?
Aonde aconteceu?

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um espírito maligno da parte de Deus atormentava Saul?

Batismo(s)

Ministério de Dança?